Pedalando na Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros – 24 a 27 de março de 2016

Depois de conhecer a Chapada dos Guimarães em Mato Grosso, a Chapada das Mesas no Maranhão, a Chapada Diamantina na Bahia, agora foi a vez de conhecer e pedalar pelos vales e cachoeira da Chapada dos Veadeiros.

Saímos de Palmas-TO, em dois carro dia 24/03, para percorrer 630km até a cidade de Alto Paraiso-GO, onde ficamos hospedados no Camping da Mara Jane, (25,00 camping e 50,00 Chalé). Participaram dessa aventura, Parriul, Jack, minhas filhas, Mahayra (4 anos), Poema (2 anos), Nelson, Grazi, Samir (8 anos filho da Grazi), Meris e Edna. Dessa turma apenas a Grazi e os meninos não pedalariam. Chegamos a tarde em Alto Paraíso, onde encontraríamos o nosso Guia/ciclista Darlan Lima, (200,00 a diária). Arrumamos as barracas. Meris, Jack, Edna e Poema ficaram no Chalé.

A noite deu tempo para conhecer um pouco da noite de Alto Paraiso. Com um friozinho muito agradável, comemos uma pizza e fomos dormir cedo.

Dia 25/03 – Cataratas do Couros

As 6h da manhã, lá estava nosso guia, o destino do primeiro dia era conhecer as Cataratas formadas pelo rio Couros. Colocamos as bikes no carro e seguimos 18km de asfalto, até a estradinha de terra, onde começaríamos o Pedal. Foram 32km até o local onde o carro de apoio e as bikes ficariam. Era a hora de seguir a trilhas agora caminhando até as cataratas. Pra fazer essas trilhas é bom ter um bom preparo físico. O primeiro mergulho num visual fantástico. Depois seguiríamos mais alguns quilômetros para apreciar a mais queda dágua.

Nessa época costuma chover, e com as pedras molhada era preciso ser mais cuidadoso ainda.

Após conhecer as corredeiras seguimos para o rancho da Dona Eleusa onde tínhamos reservado o nosso almoço. Comida muito boa, a vontade e um preço também muito bom, (32,00 por pessoa). Voltamos para Alto Paraiso, e a noite fomos para a pizzaria Chapadócia, onde estava rolando um forrózinho ao vivo. Um lugar bem legal.

Dia 26/03 – Almecegas

Novamente as 6h lá estava nosso guia, que nos levou pra levar pra tomar café no recém inaugurado feira dos artesãos, dali seguiríamos até a Fazenda São Bento, 8km de Asfalto e mais 4km de terra, onde iriamos conhecer as cachoeiras das Almecegas 1, 2 e São Bento. Esse foi o dia que mais choveu. Deixamos as bikes no estacionamento e seguimos subindo nas trilhas até as Almecegas. Muito lindo o local. Fiquei com a Jack e as meninas nas corredeiras, enquanto o restante da turma seguiram para os lugares mais radicais.

Saindo das Almecegas, seguiríamos direto para a cidade de São Jorge, agora 24 km por uma ciclovia novinha e bem sinalizada. Chegamos em São Jorge debaixo de chuva, onde almoçaríamos e depois retornamos para Alto Paraiso de carro.

Mais uma noite em Alto Paraíso, conhecendo a feirinha, alguns botecos, e aproveitando as redes de wifi para sincronizar o strava e subir as fotos.

Dia 27/03 – Vale da Lua

Tudo que é bom dura pouco, e teríamos que voltar pra Palmas. Mais como voltar sem conhecer o Vale da Lua. No dia anterior, devido a chuva não pudemos ir ao local. E decidimos que devido o curto tempo iríamos ao Vale da Lua, de carro. Chegamos ao estacionamento, e seguimos por uma trilha bem tranquila de 3km, e logo chegaríamos num cenário totalmente diferente de tudo que conhecíamos. Muito lindo mesmo. Após a visita voltaríamos para arrumar nossa bagagem, almoçar e seguir de volta a Palmas.

Recent Posts