Rota do Descobrimento

Projeto Tocantins de Bike pelo Brasil, numa grande aventura pela Rota do Descobrimento, entre as cidades de Prado e Porto Seguro.




25/12/2014 - Saída de Palmas

Saímos de Palmas dia 25/12, as 18h, de ônibus, com 40 pessoas, entre ciclistas e amigos que irão participar do Pedal Rota do Descobrimento. Além do ônibus, estão indos três caminhonetes com outros participantes.

Cumprimos nossa previsão e chagamos a Cabrália no dia 27/12 as 3h da manhã. Ficamos hospedados na Pousada Arakakai e na Pousada do Mineiro.

O dia 27/12 ficou livre para os grupos se divertirem. No dia 28/12 a 1h da manhã saímos rumo a cidade de Prado-BA.

28/12/2014 - Prado- Corumbau

Chegamos a Prado as 5h da manhã. Começamos a montagem das Bikes, e esperamos a padaria abrir. Tomamos o café e demos inicio o primeiro trecho do Pedal, rumo a CURUXATIBA, distante 33km. Como a maré ainda estava alta fomos pela estrada que margeia a praia. Toda estrada de terra, em boas condições, mais como muitas subidas e descidas. O nosso carro de apoio, ônibus e uma Caminhonete, foram por outra estrada e nos esperávamos em Curumu. Com muitas paradas para fotos, chegamos a Cumuru as 12h. Aproveitamos para almoçar. Cumuru tem uma boa infraestrutura de barracas, e ótimos lugares para comer e beber. O lugar é bastante movimentado.

As 14h30, com a maré baixa começamos nosso primeiro percurso pela praia. Ainda com areia meio pesada. Pedalamos 15km pela praia e retornamos para a estrada de terra. Antes tivemos que escalar uma falésias para acessar a estrada de terra. A partir dai um pedal bem tranquilo, apesar das subidas e decidas.

No final da tarde chegamos ao Pontal do Corumbau. Simplesmente fantástico. Ficamos acampados na praia. A noite foi de festa. Levamos violão, caron e pandeiro, e fizemos uma noite animada.

29/12/2014 - Corumbau - Trancoso

As 9h da manhã saímos em dois barcos até a Aldeia dos Pataxó. Um belo passeio, e para muitos a primeira vez de barco em alto mar. O passeio durou aproximadamente 1h.

Após a chegada a Aldeia dos Pataxós, seguimos pela estrada de terra até Caraiva. O lugar é lindo, e tem uma galera muito descolada. Almoçamos em Caraiva, fizemos a travessia do rio Caraiva de barco, e seguimos pela praia para a Praia do Espelho. O visual por aqui é simplesmente fantástico. Parada obrigatória na praia do espelho.

Depois seguimos pela estrada de chão até Trancoso. Nossa previsão era dormir em Trancoso. Mais a cidade estava tão cheia que tomamos a decisão de irmos de carro até Cabrália.

30/12/2014 - Cabrália

No dia 30/12, algumas pessoas fizeram o pedal de Cabralia até Trancoso, a maioria resolveu ficar na praia e aproveitar ao máximo.

Até o dia 02/01, a programação ficou livre.

No dia 02/01 retornamos a Palmas.

Vale resaltar a boa energia de todos os participantes. Não tivemos nenhum caso de discórdia, pelo contrário, reaproximação foi a palavra de ordem.



Check List

Pra quem for Pedalar - veja o que levar

  • Luva, Capacete e Óculos

  • Lanterna

  • Protetor solar e Protetor Labial

  • Analgésico e Relaxante muscular

  • Material de higiene pessoal

  • Proteção para máquinas fotográficas e celular

  • Para a Bike: gancheira, elo corrente, bomba de ar, óleo corrente e camara de ar.

  • Barraca camping (com colchão e lencol e travesseiro)

O que é o Projeto Tocantins de Bike pelo Brasil

Todo fim de ano o Grupo Pedais e Trilhas do Tocantins realiza o Projeto TOCANTINS DE BIKE PELO BRASIL, que tem como objetivo pedalar por lugares especiais do Brasil, podendo levar a familia e amigos juntos.

Em 2012 pedalamos pela primeira vez no Litoral, fizemos os 250km, entre as cidades de Aracajú e Maceió. Participaram desse passeio 50 pessoas, sendo que 20 eram ciclistas.

Em 2013, fizemos a volta na Chapada Diamantina-BA, foram 250km, pelas cidades historicas, vales e cachoeiras da Chapada.

Agora em 2014, será a vez da Rota do Descobrimento, um percurso de 150km entre as cidades de Prado e Porto Seguro, litoral sul da Bahia. O Pedal será feito em 3 dias, pedalando em média 50km por dia.

Assim como nas outras edições o Pedal será dividido em dois grupos, CICLISTAS e TURISTAS.

Os Turistas aqui são as pessoas da familia e amigos que vão participar do passeio e não irão participar do Pedal. Ficarão na Pousada em Cabrália.

Além das 25 vagas para Turistas e 15 vagas para Ciclistas., teremos a companhia de amigos de Ceres-GO e de Palmas, que irão em seus carros.

Recent Posts
Archive